top of page

CONSUMIDOR.GOV.BR ganha versão mobile.

Foto do escritor: Robson EdésioRobson Edésio

​​

O Consumidor.gov.br acaba de ganhar versão mobile para acesso em dispositivos móveis. A partir daí, os consumidores poderão baixar, gratuitamente, o aplicativo nas lojas virtuais e acessar o mesmo conteúdo já disponível na plataforma online. A versão mobile já está disponível para o sistema operacional Android e, até dia 15 de dezembro, estará disponível para o sistema IOS.

Segundo a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, entre as várias possibilidades, o aplicativo permite que o consumidor faça consultas sobre o comportamento das empresas. “Isso é muito importante porque na hora de fazer uma compra ou contratar um serviço é importante que o consumidor saiba quem é a empresa do ponto de vista do atendimento”, disse. “Com o aplicativo em mãos, o consumidor poderá comparar empresas na hora de escolher melhor um serviço ou um produto”. De acordo com Juliana Pereira, esse é mais um passo na ampliação do acesso do consumidor ao canal oficial de solução de conflitos de consumo. “Há algum tempo, isso era apenas uma ideia, hoje é uma realidade.

Temos, até o momento, 187 mil reclamações registradas e um índice de 80,9% de reclamações respondidas”, pontuou. São 286 empresas cadastradas que se comprometeram a conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas em, no máximo, 10 dias. “Além disso, a plataforma permite que o consumidor dê uma nota de satisfação em relação ao atendimento da empresa em uma escala de 1 a 5. Hoje temos a nota média 3”, explicou a secretária Juliana. Segundo ela, as empresas participantes têm uma oportunidade na defesa do consumidor que é participar de um ranking gerado a partir de dados positivos. “Aqui nasce um novo conceito, que estimula a empresa a se posicionar diante o cliente”, ressaltou. “O ranking que temos no Consumidor.gov.br é de incentivo a boas práticas, ao diálogo mais efetivo com os consumidores”, completou.

O Consumidor.gov.br é uma plataforma pública para solução de conflitos de consumo que permite o diálogo direto e efetivo entre consumidores e fornecedores. A participação das empresas é voluntária e somente permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço. Entre as participantes estão as grandes empresas de telecomunicações, bancos, varejistas, empresas de comércio eletrônico, companhias aéreas etc.

A plataforma é monitorada pelos órgãos de defesa do consumidor e pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com o apoio da sociedade.

Fonte: www.justica.gov.br

Comentarios


Logo 15 anos

Robson Edésio Advogados Sociedade Individual de Advocacia é inscrita na OAB/SC

sob nº 5.960.

CNPJ 40.216.920/0001-66.

whatsapp

Av.: Lédio João Martins, 935 sala 301, Kobrasol, São José, SC, CEP 88102-001.

Rua 1500, 914, Centro, Balneário Camboriú, SC, CEP 88330-526.

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
certificado
site seguro

2023 ©Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Este site não faz parte do Google nem do Facebook ou do Facebook Inc. Além disso, não oferecemos nenhum tipo de serviço oficial do governo, NÃO praticamos fraude, não somos uma empresa que vende criptoativos ou qualquer outro serviço. Essa empresa trabalha exclusivamente com serviços jurídicos.

bottom of page