top of page

Tratamento Home Care deve ser coberto pelo seu plano de saúde.

Foto do escritor: Robson EdésioRobson Edésio

Tratamento "home care" é aquele realizado no domicílio do paciente. Pacientes com quadro clínico estável e com prescrição médica para "home care" recebem alta do hospital, porém, necessitam de cuidados médicos e multidisciplinares. Normalmente ocorrem em casos mais complexos onde o paciente necessita de aparelhos para se alimentar, respirar, fazer necessidades fisiológicas entre outros.

Também existem casos em que o paciente, sem condições de se deslocar, necessita de tratamentos com fisioterapia, fonoaudiólogos entre outros.

Diariamente os planos de saúde negam o tratamento domiciliar (home care) alegando que não estaria enquadrado no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde).

Porém, essa conduta do plano de saúde É ABUSIVA e o JUDICIÁRIO vem combatendo este tipo de atitude DETERMINANDO QUE O PLANO DE SAÚDE SEJA OBRIGADO A CUSTEAR O TRATAMENTO HOME CARE, NO AMBIENTE DOMICILIAR DO PACIENTE, bastando para tanto a existência de prescrição médica.


COMO PROCEDER PARA TER O TRATAMENTO DOMICILIAR – HOME CARE?


Inicialmente será necessário reunir os documentos necessários.

Solicitar ao médico um relatório detalhado descrevendo a situação do paciente, dentre elas, temos as seguintes informações obrigatórias:

  • Nome completo do paciente;

  • Descrição da doença com CID;

  • Forma de evidência da doença no paciente com a descrição das sequelas e dos sintomas pertinentes;

  • Descrição detalhada dos medicamentos que o paciente faz uso;

  • Descrição detalhada dos tratamentos multidisciplinares que necessita, como, por exemplo, fisioterapia, fonoaudiologia, etc., descrevendo a quantidade de vezes por semana e o tempo de cada sessão. É importante dizer o porque dessa terapia e qual benefício ela irá trazer ao paciente.

  • Descrever a incapacidade ou situação que levou a prescrição do tratamento em ambiente domiciliar;

Com o relatório em mãos faça o requerimento administrativo ao plano de saúde e aguarde a negativa. Com a negativa em mãos, leve para um advogado especialista em direito da saúde. Falando em especialistas, nós poderemos lutar ao seu lado fazendo um pedido ao juiz para OBRIGAR o plano de saúde a custear o tratamento indicado pelo médico.


QUAIS AS CHANCES DE GANHAR O PROCESSO E O TEMPO QUE DEMORA?


Com a prescrição médica e um bom relatório médico as chances de se conseguir, na justiça, a ordem para o plano de saúde custear o tratamento domiciliar “home care” são muito boas. A justiça vem entendendo que a negativa do plano de saúde é abusiva, pois se há prescrição médica o plano deve proporcionar o tratamento adequado ao paciente. Não é o plano quem decide o tratamento e, sim, o médico. Em relação ao tempo: o processo é basicamente “dividido” em 2 (duas) partes. Normalmente o pedido para o plano de saúde custear o tratamento em casa é realizado por meio de um pedido “liminar”, ou seja de imediato. Normalmente esses pedidos não costumam demorar a serem analisados pela justiça, que analisa em alguns dias. Depois de analisado o pedido o processo segue até que o juiz possa analisar com calma os argumentos das duas partes.


O PLANO DE SAÚDE PODE SER PUNIDO PELA NEGATIVA DO TRATAMENTO?


SIM! A justiça tem entendido que a negativa é abusiva e vai de encontro a dignidade do paciente que, no momento mais delicado da sua vida, não recebe o tratamento necessário a manutenção da sua saúde e da sua vida. Assim sendo, A NEGATIVA DO PLANO DE SAÚDE PODE GERAR O PAGAMENTO DO DANO MORAL A FAVOR DO PACIENTE, que tem variação de acordo com o juiz que vai julgar o processo.


IMPORTANTE:

Se você, ou algum familiar, estão realizando algum tratamento médico hospitalar e querem saber mais informações sobre a situação, entre em contato conosco. Estamos prontos para te ajudar com a informação que você precisa e lutaremos ao seu lado. Informação salva vidas!!!



Veja também:



Comments


Logo 15 anos

Robson Edésio Advogados Sociedade Individual de Advocacia é inscrita na OAB/SC

sob nº 5.960.

CNPJ 40.216.920/0001-66.

whatsapp

Av.: Lédio João Martins, 935 sala 301, Kobrasol, São José, SC, CEP 88102-001.

Rua 1500, 914, Centro, Balneário Camboriú, SC, CEP 88330-526.

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
certificado
site seguro

2023 ©Todos os direitos reservados - Política de Privacidade

Este site não faz parte do Google nem do Facebook ou do Facebook Inc. Além disso, não oferecemos nenhum tipo de serviço oficial do governo, NÃO praticamos fraude, não somos uma empresa que vende criptoativos ou qualquer outro serviço. Essa empresa trabalha exclusivamente com serviços jurídicos.

bottom of page