top of page
  • Foto do escritorRobson Edésio

Grávidas com Trombofilia: A Justiça garante o tratamento.


Um dos grandes sonhos da maioria das mulheres é ser mãe. Confirmada a gravidez, uma jornada indescritível se inicia com a gestante. Um processo de gestação desafiador pois envolvem sentimentos, muitas vezes, nunca antes experimentados.

Momentos como ouvir os batimentos cardíacos do seu bebê, os seus primeiros movimentos em seu ventre são vividos plenamente, mas nada supera o nascimento quando poderá então ter o bebê em suas mãos pela primeira vez.


Nenhuma mãe deseja receber durante a gravidez algum diagnóstico que possa gerar risco ao seu bebê. Porém, diagnósticos de Trombofilia são cada vez mais frequentes e, na maioria dos casos, acontece após algumas perdas gestacionais.


A Trombofilia é uma condição que causa o entupimento de veias de forma parcial ou total, e que, por isso, o feto corre risco de vida. É uma doença que pode causar abortos e atrapalhar no desenvolvimento normal do bebê.


Porém, a excelente notícia é que a trombofilia tem tratamento com altos índices de sucesso usando-se diariamente medicamentos como enoxaparina sódica que inibem a coagulação sanguínea.


O tratamento tem um custo elevado o que leva a muitas gestantes não terem condições financeiras com a aquisição das injecões sendo que o SUS e os planos de saúde tem negado o fornecimento destas medicações.


No entanto, o SUS e os planos de saúde são OBRIGADOS a fornecerem estes medicamentos, pois assim é o entendimento de nosso Judiciário.


Diante de uma negativa do SUS ou do plano de saúde, é indispensável que seja feita a documentação dessa negativa, seja por escrito, e-mail, whatsapp, papel impresso, tudo serve! 


Como faço para obter o medicamento para Trombofilia?


Recebemos constantemente contatos de grávidas que necessitam do uso da enoxaparina sódica para tratarem a sua trombofilia gestacional questionando sobre a possibilidade de obrigar o SUS e os planos de saúde a fornecerem a medicação. Este tipo de medicação é ESSENCIAL NO TRATAMENTO DA TROMBOFILIA e precisa de uma ação rápida e eficiente (a falta desta droga traz risco para a gestante e ao bebê) como morte e aborto espontâneo.


Temos uma boa notícia: SIM! O PLANO DE SAÚDE ou o SUS devem fornecer a CLEX4N3 (Enoxaparina sódica).


Será que o meu plano de saúde cobre CLEX4N3 (Enoxaparina sódica)?


Eles não te contam mas tanto o SUS como os planos de saúde NÃO podem negar o tratamento com a enoxaparina sódica bastando que você tenha indicação médica para tratamento com esse medicamento.

A carência nestes casos não importa, pois trata-se de uma necessidade urgente que demanda agilidade e eficiência no tratamento.

Logo, É SEU DIREITO!


O que faço se o plano de saúde negar a cobertura do medicamento?


É comum o SUS e os planos de saúde NEGAREM o fornecimento do medicamento.

Nestes casos, quem teve o medicamento negado indevidamente pode garantir o seu fornecimento com uma ação judicial onde nosso escritório solicita ao Judiciário URGÊNCIA no seu fornecimento fazendo valer assim o DIREITO À VIDA e a SAÚDE.


O que preciso para entrar com ação judicial para obter a Enoxaparina (CLEX4N3)?


Inicialmente aconselhamos que faça contato conosco para receber as orientações necessárias e reunir os seguintes documentos:


  • Documento assinado pelo médico recomendando o tratamento do paciente com CLEX4N3® (Enoxaparina Sódica);

  • Caso o paciente tenha pagado do próprio bolso uma parte do tratamento, reunir comprovantes de pagamento para solicitar reembolso;

  • A negativa de cobertura por escrito do plano de saúde ou do SUS (ou o protocolo de atendimento se a recusa tiver sido feita por telefone);

  • Comprovante de residência simples;

  • Carteirinha do plano de saúde, se for o caso;

  • Contrato com o plano de saúde (se houver disponível);

  • RG e CPF;

  • Comprovantes de pagamentos das mensalidades do plano de saúde (duas últimas).


Portanto, são vários motivos pelos quais os planos de saúde e o SUS negam a cobertura do medicamento CLEX4N3® (Enoxaparina Sódica).

A cada ano aumentam o número de casos de pessoas que necessitam do tratamento com enoxaparina sódica, tornando o medicamento cada vez mais essencial.

Você é uma pessoa iluminada ao ler estas informações e viu ser possível conseguir esse medicamento pelo plano de saúde, sem precisar pagar pelo particular.

Nós estamos prontos para ajudar você, seus familiares a amigos!

IMPORTANTE:

Se você, algum familiar ou amiga está realizando algum tratamento médico hospitalar e querem saber mais informações sobre a situação, entre em contato conosco. Estamos prontos para te ajudar com a informação que você precisa e lutaremos ao seu lado.

Informação salva vidas!!!




Comments


bottom of page